A leitura de um livro no final de 2019, fez com que meu ano de 2020 fosse um dos mais produtivo que já tive na minha vida, só não foi melhor por causa dessa crise da pandemia, mas sobrevive e se você está lendo esse artigo é porque ainda está vivo, então só isso já é um motivo imenso para ser grato pelo ano que passou.
O livro que me refiro é O milagre da manhã de Hal Elrod, onde o autor fala de algumas coisas que devemos fazer logo ao acordar para termos um dia melhor e por consequência conquistar nossos objetivos. Porém, as 4 perguntas poderosas, na verdade estão no Diário de O milagre da manhã, vendido separadamente do livro, Hal convida seus leitores a fazer uma revisão de suas vidas, na metade do ano e no final do ano.
Na revisão anual ele diz o seguinte (adaptado):
"Agora é o momento ideal para revisar seu diário de O milagre da manhã e avaliar o ano respondendo quatro perguntas simples, porém poderosas. Esse processo poderoso vai permitir que você obtenha um valor extraordinário sobre o ano que passou, aumentando sua consciência de modo a fazer ajustes e melhorias e garantir o progresso em todas as áreas da vida.
Lembre-se: este exercício é tão importante que recomendo reservar algumas horas para reler o que você escreveu no primeiro dia em seu diário e reviver o ano inteiro antes de voltar para esta página e responder às quatro perguntas do "Melhor ano de todos".
Quatro perguntas para melhorar sua vida nos próximos seis meses
P1 - o que conquistei?
Infelizmente, a maioria de nós acha mais fácil e tende a gastar mais tempo e energia se concentrando nos fracassos e nas decepções do que reconhecendo os sucessos e as conquistas. Contudo, todos nós vivemos ambas as experiências, e nos concentrarmos nos fracassos e no que não conquistamos apenas nos desestimula e prejudica a autoconfiança.
Apenas reconhecendo nossas conquistas podemos melhorar a autoimagem, aumentar a autoestima, dar um gás na autoconfiança e ganhar força para conquistar mais no futuro.
P2 - Quais foram minhas maiores decepções?
Embora não seja necessário e muito menos saudável ficar remoendo as decepções, é importante e proativo reconhecê-las para que possamos aprender com todas elas e nos libertarmos. Como nós nos decepcionamos ou decepcionamos outras pessoas no ano passado? Que objetivos não conseguimos conquistar? Que hábitos ruins continuamos repetindo?
As decepções fazem parte da vida e acontecem com todo mundo. Se é possível aprender com elas, podemos usá-las para crescer, melhorar e não repetir os mesmos erros no futuro. Ao revisar o ano, quais foram suas maiores decepções?
P3 - Que lições importantes posso aprender com minhas conquistas e decepções?
Uma lição que coloquei em prática e que continua a me fortalecer para melhorar todos os aspectos da vida é: "Aprenda algo em todas as ocasiões." Quando se trata de aprender com as conquistas, podemos ter lições importantes relacionadas ao que nos motivou, inspirou ou permitiu essas conquistas. Quanto a aprender com as decepções, podemos internalizar lições importantes sobre pensamentos, comportamentos, ações, emoções ou hábitos que nos levaram a criar (ou não criar) o que nos decepcionou. Geralmente nossas maiores decepções oferecem as lições mais transformadoras.
P4 - Quais são minhas três principais diretrizes para o próximos ano?
Depois de reconhecer suas conquistas e decepções e extrair as lições fundamentais para melhorar sua vida, o que vai trazer mais benefícios será escolher as três principais diretrizes para mantê-lo na linha no próximo ano. Você pode apenas copiar e colar suas três lições mais importantes e colocá-las em algum lugar onde possa ver todos os dias, a fim de manter o foco no que terá o maior impacto para melhorar sua vida no próximo ano e mesmo depois.
Comentários
Postar um comentário